vitamina C nossa bateria de beleza e sobrevivência

Rosto de mulher sorrindo com duas meias laranjas, uma de cada lado do rosto, na altura dos olhos, Vitamina C com alegria
Ao contrário dos animais, os humanos não podem sintetizar vitamina C por conta própria. Portanto, você deve ingerir o suficiente de alimentos ou suplementos para manter uma boa reserva dessa importante vitamina. A vitamina C é um nutriente solúvel em água com muitas funções vitais em seu corpo. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na produção de colágeno e na cicatrização de feridas e atua como um antioxidante para proteger as células dos danos dos radicais livres.
Passamos muito tempo discutindo os resultados visíveis que você pode esperar nos cuidados com a pele usando certos nutrientes, mas muitas vezes não nos concentramos no que acontece com a pele se não usarmos determinados produtos.
Enquanto alguns produtos são certos  para tratamento e correção, outros são cruciais para prevenção e proteção.

Como funciona

Você já se perguntou por que sua rotina de skincare muda do dia para a noite? A resposta é simples: cada período do dia exige cuidados específicos para a sua pele. A Vitamina C desempenha um papel fundamental em ambas as rotinas. Se funcionássemos como um automóvel movido à bateria, a Vitamina C diurna protegeria a bateria para que ela não descarregue completamente. À noite, a vitamina C noturna recarregaria a bateria, preparando-a para um novo dia. A força da vitamina C é a prevenção e a proteção.

Benefícios da vitamina C para a pele

A vitamina C é um ingrediente impressionante para a pele e se mostra eficaz nas seguintes áreas:

Proteção contra estressores ambientais: 

Como antioxidante, uma das principais funções da vitamina C é proteger a pele. Processos celulares normais, bem como insultos ambientais como luz ultravioleta e poluição, criam radicais livres na pele. Os radicais livres são moléculas inerentemente instáveis que danificam as células, promovendo o embotamento da pele, rugas e até câncer. Ao eliminar esses radicais livres, a vitamina C protege a pele, mantendo-a saudável e melhorando os sinais visíveis de envelhecimento.

Promove a produção de colágeno: 

A vitamina C também desempenha um papel importante na síntese de colágeno. “O colágeno dá suporte e estrutura à nossa pele e, à medida que se degrada com a idade, começamos a notar rugas e linhas de expressão”. 

Clareia manchas escuras: 

A vitamina C também é útil para clarear manchas escuras indesejadas e hiperpigmentação pós-inflamatória, bloqueando o caminho da síntese de pigmentos.

Como usá-lo

Um tópico altamente debatido quando se trata de vitamina C é qual hora do dia é melhor para a aplicação. Enquanto alguns argumentam que a manhã é melhor para proteger a pele, outros são a favor da noite, quando a vitamina C da pele está mais esgotada. De acordo com Herrmann, a consistência é o mais importante, quer você decida aplicá-lo de manhã ou antes de dormir. Mas, atenção. Nem todos tipos de pele , ou situação de pele, aceitam certos tipos  ou concentração, de Vitamina C. Em casos especiais é fortemente aconselhável, uma pré orientação de um profissional especializado para a escolha correta desse poderoso ante oxidante.

Durante o dia: Proteção Máxima!

Pense na sua rotina diurna com um escudo protetor para a sua pele. A vitamina C atua como um Poderoso antioxidante: combatendo os radicais livres gerados pela exposição ao sol, poluição, estresse e até mesmo aquela pizza deliciosa do happy hour. Estímulo ao colágeno: Ajuda a manter a pele firme e jovem. Proteção solar: Potencializa a ação do protetor solar.

À noite: Reparação Intensiva!

Enquanto você descansa, sua pele trabalha duro para se regenerar. A vitamina C noturna repõe os estoques que foram utilizados durante o dia, reparando os danos causados pelos radicais livres e preparando a pele para um novo dia. Reposição de antioxidantes: Restaura os níveis de vitamina C na pele durante seu sono. Reparação celular: Estimula a regeneração da pele durante o sono. Ação clareadora: Ajuda a uniformizar o tom da pele.

Por que usar vitamina C duas vezes ao dia?

Assim como nosso corpo precisa de água constantemente, nossa pele precisa de vitamina C para se manter saudável e radiante. Usar vitamina C duas vezes ao dia garante que não só sua pele esteja sempre protegida e nutrida, sem interrupções, mas todo o seu sistema de defesa do corpo também.

Atenção à cor da sua vitamina C !

A vitamina C é um ingrediente sensível à luz e ao ar, e pode oxidar com o tempo. Se o seu sérum de vitamina C estiver com uma cor amarelada ou alaranjada, ele ainda pode ser usado, mas sua eficácia estará reduzida. Se a cor estiver marrom, é hora de substituí-lo.

MENOS É MAIS

A vitamina C entre outras coisas, é um ingrediente essencial para uma pele saudável e radiante em qualquer idade. Inclua-a em sua rotina de skincare diurna e noturna, e desfrute de todos os seus benefícios.
A vitamina C é muito reativa e perde facilmente suas propriedades antioxidantes quando exposta ao calor, luz, ar e em contato com outros produtos químicos. Para evitarmos que a Vitamina C se oxide, use produtos que estejam em embalagens opacas e herméticas e armazene-os em um ambiente fresco e escuro. Se o seu produto ficou marrom, é melhor jogá-lo fora e substituí-lo por um novo frasco, pois essa mudança de cor indica que a fórmula oxidou e não é mais eficaz.

RESPOSTAS RÁPIDAS

VITAMINA C

Tipo de ingrediente: Antioxidante
Principais benefícios: Protege contra os danos dos radicais livres, uniformiza o tom da pele e promove a produção de colágeno.1
Quem deve usá-lo: A vitamina C não é recomendada para pessoas com pele extremamente sensível e pode ser problemática para pessoas com pele oleosa. Herrmann recomenda perguntar ao seu dermatologista certificado qual marca pode ser mais adequada para o seu tipo de pele.
Com que frequência você pode usá-lo: Herrmann recomenda o uso de vitamina C diariamente ou em dias alternados.
Funciona bem com: A vitamina C funciona bem com antioxidantes complementares como vitamina E e ácido ferúlico, que aumentam a eficácia e a estabilidade da molécula.2
Não use com: Evite usar com peróxido de benzoíla, que pode oxidar a vitamina C e torná-la inútil muito rapidamente. Evite também usar vitamina C com outros ácidos, que podem causar irritação excessiva na pele, especialmente se usada diariamente. E, por último, não use com retinol, que pode tornar a vitamina C mais instável e menos propensa a penetrar na pele.3

 CONHEÇA NOSSAS REFERENCIAS

Nosso vídeo do YouTube. Medicina e saúde. CRM 90.412/SP . Gastrocirurgião Dra. Marina Hayashida